Pro Evolution Soccer 2011 3D

Várzea tridimensional

Para início de conversa, "PES 2011 3D" não é um título criado especificamente criado para o Nintendo 3DS: conforme um representante da Konami falou à equipe de UOL Jogos no evento organizado pela Nintendo em janeiro, no qual divulgou data e preço de lançamento do aparelho, o game é uma adaptação da versão para PSP de "PES 2010", acrescida do efeito 3D estereoscópico e despida de outras funções - como partidas online.


Em segundo lugar, esta edição dispensa características que distinguem "PES 2011" das versões anteriores da série, notavelmente a Copa Libertadores da América e a narração em português com Silvio Luiz e Mauro Beting. Ou seja, justamente dois dos aspectos que mais agradaram o público brasileiro e que o rival "FIFA" ainda não tem.


O que sobra é uma versão genérica e mal acabada de "PES". Os menus são simplórios, com letras tão pequenas que mal podem ser lidas nas telinhas do 3DS. A tela de toque é mal aproveitada e não ajuda nem para posicionar os atletas em campo nos menus de estratégia tampouco como radar ou atalho para ligar estratégias durante a partida - inexplicavelmente, estes elementos não ocupam a tela toda, deixando sobrar um belo espaço vazio.


A mecânica de jogo repete a fórmula pouco competente do que já foi visto em outras versões portáteis de "PES": um esquema que lembra os episódios de PlayStation 2, porém um pouco mais lento e com passes simplificados.


A fim de realçar o efeito 3D, este "PES 2011" adota por padrão uma câmera que fica bem próxima aos atletas, mas não é lá muito eficiente. De fato, ela ajuda a ver bem a profundidade do efeito do Nintendo 3DS, mas também só ajuda a ver o que está exatamente à frente do atleta, tornando impossível ver direito o que está aos lados e atrás dele. No final das contas, nenhuma das outras opções de câmera resolve bem a questão, com exceção da perspectiva padrão das versões de "PES" para consoles caseiros - aquela pela lateral e com vista bem geral. Lamentavelmente, esta opção tira muito do impacto do efeito 3D.


Nas opções de jogo, além de amistosos, há escolhas manjadas: campeonatos, copas, a Liga dos Campeões da Europa e a tradicional Master League. O modo multiplayer limita a brincadeira para apenas 2 pessoas e há uso tímido da função StreetPass, permitindo a você desafiar equipes da Master League de outros jogadores. O visual não nega a origem: chega bem perto daquilo que o PSP já mostrava há cerca de um ano e meio, o que não é feio, mas não impressiona hoje em dia.

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